Exames

FUNDOSCOPIA SOB MIDRIASE

O QUE É?

É um exame realizado para avaliar a estrutura interna do olho e registrar aspectos da retina. O fundo do olho é mais rico e detalhado, pintura ao vivo e em cores da situação das artérias, veias e nervos do corpo humano (Fundoscopia). Existem dois tipos de fundoscopia: a direta, que projetando-se uma luz na retina obtêm-se uma imagem ampliada quinze vezes maior, e a indireta, que proporciona uma imagem com ampliação menor, porém com maior campo visual, evidenciando-se a periferia da retina.

PARA QUE SERVE?

A Fundoscopia sob Midríase é um exame realizado para analisar a estrutura interna do olho e registrar aspectos da retina e é indicado principalmente para míopes, diabéticos, hipertensos e pacientes que realizarão procedimentos cirúrgicos.

COMO É FEITO?

Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).

PREPARO

Não há preparo prévio. O exame pode ser realizado com o paciente sentado, sem utilização de colírios para dilatar a pupila.