Exames

CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA, VIDEOCERATOSCOPIA OU TOPOGRAFIA DE CÓRNEA

O QUE É?

Este exame avalia a curvatura da córnea. O exame consiste na captura da imagem do reflexo de múltiplos anéis concêntricos de luz projetados na superfície da córnea (ceratoscopia). O paciente olha para uma mira central e evita o piscar durante segundos para permitir a captura da imagem. O topógrafo tem um programa que analisa a distância destes anéis de luz refletidos em 34.000 pontos distintos, e traduz esta informação em dioptrias, gerando um mapa colorido. Os dados ficam gravados na unidade e podem ser comparados com exames anteriores e posteriores, gerando mapas diferenciais, permitindo avaliar o efeito de uma cirurgia ou a evolução de uma doença.

PARA QUE SERVE?

Ceratometria é a medida do raio de curvatura da superfície anterior da córnea. Essa medida é fundamental para adaptação de lentes de contato, pois o conhecimento prévio da curvatura da córnea serve de parâmetro para a escolha da curvatura da lente de contato.

COMO É FEITO?

A topografia corneana é também conhecida como ceratografia computadorizada. Na atualidade, este exame é efetuado de forma computadorizada. Um computador recolhe as medições de posição e altura de vários milhares de pontos em toda a superfície da córnea e efetua a análise necessária.

PREPARO

Suspender o uso de lentes de contato por 3 dias antes da realização do exame. Não é necessário acompanhante. Tempo de exame: Aproximadamente 15 MIN.