Exames

ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA (Fluoresceína e Indocianina Verde)

O QUE É?

Analisa as estruturas da retina, coróide (vasos que ficam por baixo da retina) e vasos retinianos, através de fotos tiradas com uma iluminação especial e uso de filtros. Nesse exame utiliza-se um corante especial (fluoresceína) que permite o contraste necessário para o estudo de camadas diferentes das estruturas do fundo do olho que não são possíveis com o exame direto.

PARA QUE SERVE?

O exame avalia o fluxo dos vasos da retina através de fotografias do fundo do olho, capturadas por máquina digital. A Angiofluoresceinografia é indicada para o acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula (DMRI, entre outros), tumores oculares e trombose.

COMO É FEITO?

Para a realização do exame, é necessário aplicar colírios específicos para dilatar a pupila e injetar fluoresceína sódica, uma espécie de contraste especial, na veia do paciente. Após alguns segundos, o contraste é conduzido do sistema venoso à circulação arterial, atingindo o globo ocular.

PREPARO:

No dia do exame deverá fazer JEJUM ABSOLUTO de 02 horas (INCLUSIVE DE ÁGUA), medicamentos de uso vital não deverão ser suspensos (Hipertensão, coração, diabetes, etc. Tomar antes do início do jejum ou com pouca água).

Indocianina Verde: Avalia as estruturas da Coroide, pacientes com alterações nessa área são indicados a fazer este exame, com a aplicação do contraste ‘’indocianina’’.

COMO É FEITO / PREPARO:

Dilata a pupila, é marcado em agenda própria. Informar ao paciente sobre 2 horas de Jejum, receita da medicação.