Exames

ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓTICA (OCTA)

O QUE É?

Último avanço em tecnologia para imagens retinianas, permite a avaliação da circulação retiniana na área macular (central) em seu plexo superficial e profundo. Importante na avaliação de casos de Degeneração macular relacionada a idade para busca de áreas de neovascularização e em casos de doenças vasculares da retina como retinopatia diabética e oclusões vasculares para o estudo da perfusão macular.

PARA QUE SERVE?

O exame de Tomografia de Coerência Óptica, conhecido pela sigla OCT, é um exame que permite avaliar diversas estruturas oculares. Ao contrário da tomografia de outros órgãos do corpo, a OCT não usa radiação, mas sim feixes de luz para obter suas imagens.

COMO É FEITO?

Para o exame ser realizado é necessária a dilatação da pupila do paciente e o uso do moderno equipamento OCT 2000. De tecnologia avançada e de interferometria de baixa frequência, o aparelho permite registrar a imagem do fundo do olho como se estivesse sendo visto de lado pelo médico.

PREPARO

Não há necessidade de suspensão de colírios e medicações em uso.

A OCT – AVANTI (ANGIO SEM CONTRASTE)

COMO É FEITO?

Exame realizado sem contraste, é utilizado em pacientes de aplicação de Lucentis, Eylia, ou pacientes que possuem alergias ao contraste. É indolor, é rápido. Pode ser feito com ou sem a pupila dilatada.