Como posso melhorar meus olhos no trabalho?

A Síndrome da Visão do Usuário de Computador, também chamada como Síndrome Olho-Computador ou do inglês “Computer Vision Syndrome”, é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador, com sintomas de:

- Cansaço visual

- Dor de cabeça

- Olhos irritados ou ardor ocular

- Lacrimejamento

- Sensibilidade à luz

- Dificuldade de focalizar

-Visão dupla

Tudo isso é causado devido a diminuição do piscar e o aumento do “esforço”/acomodação para enxergar de perto após horas diante do computador. Além disso, as imagens do monitor são formadas por pixels (pontos muito pequenos de luminosidade que formam uma imagem digital) fazendo com que os olhos não consigam manter o foco, precisando focar e refocar continuamente.

Qualquer pessoa que passa pelo menos duas horas por dia em um computador está em risco de desenvolver esses sintomas.

Pequenas pausas de 2-3 minutos a cada 45 minutos de trabalho, olhando para longe, diminuir o brilho da tela e lembrar de piscar são recomendados para melhorar o desconforto. O ar-condicionado também contribui para piorar os sintomas de olho seco. Lágrimas artificiais ou lubrificantes ajudam a hidratar e evitar lesões na superfície ocular, a córnea, e a higienização das pálpebras e cílios com shampoo neutro infantil ou produtos específicos para o olho melhoram a qualidade da lágrima.

A postura inadequada na cadeira e posicionamento do monitor também causam cansaço, dores de cabeça, nas costas e pescoço.

A prescrição atualizada dos óculos, principalmente para perto e meia distância, é essencial para diminuir o esforço e aumentar o conforto ocular durante o horário de trabalho.

Portanto, para aproveitar melhor e com maior rendimento o dia de trabalho, devemos:

- Posicionar o monitor na altura máxima ou ligeiramente abaixo da linha de visão.

- Distanciar a tela a 50-65 cm dos olhos.

- Deixar o tamanho da letra de um modo que a leitura seja rápida e fácil

- Diminuir a luminosidade e melhorar o contraste do monitor

- Os documentos e papéis devem estar próximos ao computador ou ao teclado.

- Manter a postura na cadeira com os pés tocando o chão, para manter a coluna alinhada

- Realizar pequenos intervalos de 2-3 minutos a cada 45-60 minutos olhando para longe

- Se o ambiente tiver ar-condicionado, lágrimas artificiais ou lubrificantes devem ser utilizados

- Sempre consultar o seu oftalmologista para manter a prescrição de óculos atualizadas.

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