HOB faz ação de prevenção ao glaucoma

Igm_GoogleComunidade poderá aferir pressão intraocular de graça, no Pier 21

     Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, o Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) em parceira com o Shopping Pier 21, fará uma ação especial de prevenção ao glaucoma. Em um stand montado no shopping oferecerá à população, gratuitamente, exame para aferição da pressão intraocular. Esse teste ajuda no diagnóstico da doença, que é considerada uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma já atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta, levando à cegueira cerca de 4,5 milhões de pessoas. “O glaucoma em suas fases iniciais não leva a nenhum sintoma, sendo imperceptível para o paciente. Porém como a lesão no glaucoma é irreversível, a prevenção é fundamental para evitar qualquer risco de perda visual?, afirma o Dr. Ricardo Yuji Abe, médico referência do Departamento de Glaucoma do HOB.
    O glaucoma é uma doença degenerativa e progressiva que vai danificando as células do nervo óptico. O glaucoma não tem cura, porém na maioria dos casos, a doença pode ser controlada através do uso de colírios e um seguimento adequado do paciente. Apesar de ser significativamente mais comum em adultos acima dos 40 anos, o glaucoma também pode ocorrer em jovens e em até crianças. “Por isso, é importante a realização de um exame oftalmológico adequado, com medida da pressão intraocular e exame do fundo de olho para detecção de casos suspeitos para a doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de preservar a visão do paciente com glaucoma”, orienta o Dr. Yuji Abe.
    O atendimento à comunidade no stand do HOB montado no Shopping Pier 21 será por ordem de chegada. De segunda a sexta, estará funcionando das 11h às 20h, e no sábado (18/02), das 11h às 22h.
Serviço:
Semana da Saúde Ocular do HOB
Local: Shopping Pier 21.
Data: De 13/02 a 17/02, das 11h às 20h, e 18/02 (sábado), das 11h às 22h.
Evento gratuito e aberto ao público.