CIRURGIAS

cirurgias

Anel de Ferrara
O Anel de Ferrara é um implante cirúrgico corneano, para melhorar a estrutura da córnea. Indicado nos estágios moderados de tratamento de ceratocone. Uma micro incisão é realizada e introduzido o anel de polimetil metacrilato em seu estroma, em cada lado da pupila do olho a ser operado, isso deixará a pupila o mais próximo do natural. A técnica é reversível e não causa danos à córnea.


Blefaroplastia
É a remoção cirúrgica do excesso de pele e bolsas de gordura na pálpebra e redução do inchaço na região abaixo dos olhos. A Blefaroplastia promove o delineamento de um olhar mais jovial e rejuvenescido ao paciente.


Crosslink
Nova técnica em tratamento do ceratocone consiste no retardamento da progressão do ceratocone. Ocorre por meio da remoção do epitélio corneano da região central da córnea e a ligação de colágeno de córnea com a riboflavina, que é vitamina B12. Com isso, criam-se mais ligações covalentes no estroma o que aumenta a resistência mecânica da córnea.


Cirurgia de Catarata
A Catarata é a perda da transparência do cristalino, lente natural dos olhos que fica atrás da pupila. O cristalino sofre um processo de opacificação, ou seja, a perda da transparência e pode causar o aparecimento de outros sintomas, como: a intolerância intensa à luz, halos sobre luminosas e diminuição da visão. O único tratamento é o cirúrgico, que retira a catarata e implanta uma nova lente no mesmo local. A cirurgia é segura e raramente apresenta complicações.


Glaucoma
É uma doença do nervo-óptico que não apresenta sintomas, geralmente está associada ao aumento de pressão intra-ocular que compromete o funcionamento do nervo óptico e leva a perda gradativa da visão. Pacientes em estágio avançado desenvolvem a chamada visão tubular, passando a enxergar somente o centro das imagens, como se olhasse atrás de um tubo.

A doença ainda não tem cura, mas pode ser controlada através do uso de medicamentos, tratamentos a laser e cirurgias.


Refrativa personalizada
A cirurgia refrativa personalizada é o nome dado a técnica mais moderna de cirurgia refrativa, utilizada para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, além da correção do grau, ela avalia as imperfeições do olho que dificultam a formação de imagens nítidas, principalmente quando há pouca luz. É realizada com equipamento que produz um feixe de raio laser aplicado diretamente na córnea para a correção dos erros de refração.

É um procedimento eficaz e indolor, utilizando anestesia tópica com colírio. A cirurgia refrativa, quando bem indicada, apresenta excelentes resultados, sendo segura e previsível. Os modernos recursos diagnósticos ? entre eles videoceratoscopia, paquimetria, pupilometria, orbscan, avaliação biomecânica da córnea e avaliação retiniana ? contribuiram muito para o sucesso do procedimento. Hoje, temos a convicção de que a indicação precisa é tão ou mais importante que o ato cirúrgico em si.


Intralase
Um dos maiores avanços na cirurgia ocular, Laser de femtosegundo que pode realizar incisões ou cortes na córnea com extrema precisão. Atualmente o Intralase pode ser utilizado em cirurgias refrativas e também em outras cirurgias da córnea, como o transplante.


Pterígio
Doença que prejudica a visão e a estética do olho, o pterígio caracteriza-se pelo crescimento de uma membrana fibro vascular sobre a córnea. Está relacionado com uma exposição prolongada ao sol (raio ultravioleta) ao tempo seco e com o excesso de poeiras no ar. O pterígio pode ser causado também por olho seco e por fatores hereditários.

Com a evolução de novos materiais cirúrgicos, existe a possibilidade de realizar a cirurgia sem ponto. Isso é possível graças à cola biológica. Esse recurso diminui o tempo de cirurgia, ou seja, a cirurgia torna-se mais rápida e diminui o desconforto durante o pós-operatório.


Transplante de Córnea
O transplante de córnea é indicado quando a transparência ou a curvatura da córnea estejam alteradas, não permitindo uma boa visão. Ele consiste na substituição da córnea alterada por uma córnea doadora que mantenha boas condições.